way2themes

Opinião: "O Grande Amor da Minha Vida" de Paullina Simons

Por: | 16:03 Deixe um comentário


Título Original: The Bronze Horseman
Autor: Paullina Simons
Editora: ASA
Número de Páginas: 688
Idioma: Português

Paullina Simons nasceu em Leninegrado (agora conhecida por Sampetersburgo), na União Soviética em 1963. Desde pequena que sonhava ser escritora, contudo colocou o sonho de parte quando, aos 10 anos, emigrou com a família para os Estados Unidos e teve que aprender inglês. Depois de terminar o seu percurso académico e ter vários empregos diferentes, Paullina escreveu o seu primeiro romance, Tully. Desde então escreveu Red Leaves, Elevem Hours, The Girl in Times Square, Road to Paradise e a trilogia Tatiana e Alexander (já com os dois primeiros volumes editados em Portugal pela ASA).

O Grande Amor da Minha Vida é um romance histórico que nos transporta para a União Soviética e para as ruas cada vez mais negras de Leninegrado durante a Segunda Guerra Mundial. Segue a história de duas personagens, Tatiana e Alexander, uma civil e um militar que se conhecem no dia em que a União Soviética entra na 2º Guerra Mundial e cuja relação se vai desenvolver num cenário de guerra, morte e medo. Estes dois mostram como a esperança e o amor que sentem um pelo outro e pelas pessoas que os rodeiam os vão tornar mais fortes e mais capazes de sobreviverem à guerra, aos racionamentos, às perdas, ao desespero total.

Neste livro, Paullina Simons consegue retratar de uma forma extremamente vívida e realista a vida na União Soviética durante o governo de Estaline com os seus apartamentos comunitários em que famílias inteiras viviam num ou dois quartos e as cozinhas e casas de banho eram partilhadas; a forma como as pessoas faziam o que lhes era mandado, se lhes era dito que mudassem de emprego ou de cidade faziam-no sem se queixarem, com medo da polícia secreta, a NKVD. Através das várias personagens conseguimos perceber o impacto que os conflitos armados têm na vida em sociedade e nas relações interpessoais, como a situação de guerra e desespero afecta de forma diferente as várias pessoas e como em momentos negros, pequenos gestos ou acções podem fazer uma diferença enorme.

Fiquei um bocado desapontada com o livro pois não estava nada à espera que existisse um triângulo amoroso e a verdade é que existe algo muito parecido com um durante cerca de metade do livro, o que me deixou bastante frustrada pois não suporto triângulos amorosos.

Quanto à escrita, tive alguns problemas nalgumas partes do livro em que se tornava extremamente confuso perceber a que personagens pertenciam as falas, não sei se isto é um problema da escrita original ou da tradução mas fez com que tivesse que ler certos trechos inúmeras vezes até conseguir compreendê-los.

Em jeito de conclusão, trata-se de uma história bastante emotiva e dramática, ao ponto de nalguns momentos sentirmos o desespero, a raiva, a esperança, as expectativas e os desapontamentos sentidos pelas personagens, e com uma contextualização histórica muito interessante, que me agradou imenso e que me deixou com uma vontade enorme de visitar a Rússia.

4*/5*

                                                                                                                               #Beatriz

0 comentários:

Enviar um comentário