way2themes

Opinião: "Se eu ficar" de Gayle Forman

Por: | 08:22 Deixe um comentário

Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Editorial Presença
Número de páginas:213

"Se eu ficar" inicia uma duologia que retrata a vida de uma jovem chamada Mia que ama música clássica e que sonha entrar na famosa Juilliard, em Nova Iorque, para continuar a estudar violoncelo. Mia é bastante diferente dos pais e de Adam (o seu namorado) que amam música rock. Adam tem uma banda que se está a tornar bastante conhecida e Mia receia que a relação deles seja abalada pela distância e pela falta de tempo para estarem juntos, uma vez que ela provavelmente irá conseguir entrar para Juilliard que fica longe de Oregon, a sua cidade.

Numa manhã de neve, Mia, os seus pais e Teddy, o seu irmão mais novo, decidem ir dar um passeio de carro. É durante esse passeio que o inesperado acontece:um acidente tira a vida a todos menos a Mia que fica em coma. Mia irá assistir a tudo "de fora" e estará nas suas mãos regressar à vida ou não.

Este livro já estava na minha estante há algum tempo, mas fui sempre adiando a leitura do mesmo porque acabava por pôr outros livros à frente, no entanto, quando soube que tinha saído o filme decidi-me a lê-lo até para já poder ir com uma ideia da história quando fosse ver o filme.

As minhas opiniões acerca deste livro ainda estão um pouco confusas... Fui com expectativas muito altas e acho que acabei por me desiludir um pouco, mas não totalmente.
Achei o facto de os pais da Mia serem todos rockeiros e liberais para com ela muito engraçado, pois contactamos com um estilo de pais diferente do qual estamos habituados. Outro factor interessante foi o antagonismo entre a música que Mia toca, a música clássica, e a música da qual os pais e o namorado gostam, o rock. Na minha opinião, isto deu à personagem um "quê" de rebeldia do qual eu gostei muito, sendo que ela sempre foi muito "santinha" e nunca deu muitos problemas à família. Por último, o facto de a música ter juntado Adam e Mia agradou-me imenso porque, para além de adorar música, ainda não li muitos livros em que a música junte duas pessoas.

No entanto, o meu problema começa no "pós-acidente"... Fez-me confusão a reação da personagem à morte dos pais. Imagino que perder os pais, e ainda por cima os dois ao mesmo tempo, deva ser difícil e bastante doloroso, no entanto, não senti isso por parte de Mia... O que esperava era uma reação mais forte, mais emocional e que me prendesse à leitura, no entanto, não foi isso que aconteceu! Achei que estava pouco real e pouco fiel ao que acontece na realidade...

Apesar deste factor menos bom, acabei por achar o livro um bom livro e recomendo para quem queira uma leitura rápida, leve e fácil de acompanhar. Entretanto já comecei a ler "Espera por mim", o segundo e último livro, e até agora estou a gostar. Quando o acabar podem contar com a minha opinião aqui no blog :)

4*/5*
                                                                                                                                         #Jéssica

0 comentários:

Enviar um comentário